A principal vantagem do cobre é que ele tem uma condutividade térmica maior, praticamente o dobro do alumínio. Isso significa que ele aquece e resfria mais rapidamente, fazendo o aparelho trabalhar com mais facilidade e eficiência.

Além disso, os tubos de cobre são mais rígidos, mais difíceis de oxidar e mais resistentes. No caso de degradação, é possível corrigir com solda, o que não acontece com os tubos de alumínio.

Já a desvantagem é o preço. O cobre custa cerca de três vezes mais que o alumínio, pois é um material não encontrado com tanta facilidade na natureza. Além disso, é mais pesado.

A grande vantagem do alumínio é o preço. E é justamente esse fator que determina a maioria das decisões. O motivo do menor preço é simples: esse material é encontrado com mais facilidade e é mais leve que o cobre.

Contudo, apesar do preço menor ser um atrativo, há desvantagens que devem ser levadas em consideração, como a fragilidade desse material.

Ao contrário do cobre, em caso de degradação, os tubos de alumínio precisam ser substituídos, pois não podem ser reparados. Como é um material muito frágil, pode ser facilmente dobrado ou amassado, o que pode danificar o tubo.

A corrosão galvânica também é um problema nos tubos de alumínio. Essa corrosão acontece quando, na presença de ar, o alumínio encosta nas conexões de latão. Com isso, o metal fica poroso, resultando em vazamentos após algum tempo.

A escolha da tubulação de ar-condicionado é muito importante, pois pode ser o fator que determinará o bom funcionamento do aparelho. Os dois materiais são opções viáveis, mas com suas vantagens e desvantagens. Portanto, é preciso decidir entre economia ou qualidade, já que cada uma das opções se encaixa em uma dessas características.

Nossas informações foram úteis?

Deixe um comentário